domingo, junho 17, 2007

A semana está quase a começar e avizinha-se bem "aquecida", contrariando este tempo louco que parece de Janeiro...frio e chuva em Junho?Onde é que já se viu!Em outros tempos já eu estava a morenar e só pensava nas noites de verão que chegariam...
Pois a semana está aí e, ainda não refeita desta que passou, vou tentar encontrar o equilíbrio!Ora eu equilibrada vai ser um espectáculo lindo de se ver...é quase como uma das 7 maravilhas do Mundo!!!
Mas comecemos pelo principio, porque começar pelo fim é muito extenuante para mim!
A 6ª feira acabou por ser o descalabro de emoções acumuladas dos outros dias, com momentos tensos na escola e correrias com os miúdos cá por casa...é o normal, mas desta vez foi ainda mais penoso:o João ainda teve testes a semana toda(viva ao luxo de fazer 3 testes a cada disciplina!!!)e andava completamente exausto.Eu, que sou professora... de pífaro, acho uma crueldade isto acontecer...mas acabo por entender e concordar.Infelizmente apercebo-me que tudo isto acaba por surgir depois dos encarregados de educação da turminha dele (a turma VIP cá do sítio!), se imiscuíram estupidamente e ignorantemente no processo de educação da escola.
Que gentinha!É demais!É este ensino que queremos?Pais, que nem educação sabem dar em casa, depositam os meninos na escola e muitas actividades para os cansar...e depois vão para a escola "chatear" , exigindo mais representantes no conselho pedagógico para "controlar estes professores"!Olha com quem vieram ter...comigo!!!
Logo eu, que amo a escola, que vejo o bom e o mau dos dois lados.
Mas a escola também me vai mostrando o lado "bem menos bom pessoal" dos que lá estão...e quando se fala e se vai vendo as cadeiras do poder a reluzir, sendo poucas cadeiras...o verniz estala e a desilusão pessoal aparece...Ser professor titular é realmente muito importante...para alguns!
E criticamos o desgraçado dos Judas...vender-se e trair...
E eu...que até acredito que ele não fez por mal...e não era professor, lá fui no sábado de manhã à cerimónia do "Pai Nosso" da Leonor.A Casa de quem ele traiu e vendeu!No meu tempo não havia nada disto, e a catequese era engraçada com a Maria Clara muito meiga, que nos pegava ao colito.
Agora não!Impõe-se momentos solenes, música de adormecer a tentar encantar e calar as crianças, palavras complicadas de adoração...e depois aquelas vozes monocórdicas e de falsa tranquilidade!Santíssimo!Acho mesmo que o Santíssimo estava a apanhar uma seca!Mas vá lá...na Igreja de Espinho até se bate palmas no final da cerimónia toda!Modernidade podre e enganosa!
Mas a Leonor ia amorosa, parecia uma menina bem comportada...está tão grande a minha pequenita,sempre de óculos a cair no nariz, com os olhitos bem abertos e espertos a ver tudo.
E a tarde começou com almoço de família com umas sardinhas.Família incompleta, que este fim de semana foi do pai e os miúdos não estavam...e o olho verde foi a ver os pais...mas estava eu, que sou mais ou menos a família toda!
E agora sinto a próxima semana a chegar...aqui bem sozinha e com alguns receios!Final de ano para todos, festas e festinhas para estar e assistir às performances dos filhos...acabo por ver as dos filhos dos outros!Esperar pelas notas que mostram tanto trabalho dos cá de casa...acabo a sofrer com as notas dos filhos dos outros!
Vou estar no sítio errado!
Mas os nossos filhos, os filhos dos professores são compreensivos a acreditam em nós!
A semana vais ser quente...exames, festas,correrias e choros com as raposas (paivenses) que se aproximam...mas eu vou estar por aqui a fazer ginástica mental para tudo correr bem...
Boa semana para todos...

3 comentários:

maresia disse...

navegar é preciso, marinheiros e velas também :)

rendadebilros disse...

E depois há quem deixe tudo ( testes) para a última e penúltima semana... Há pessoas que gostam de andar stressadas... e pôr os outros malucos.
Mas o que vale são esses almoços... e a pequenada toda entusiasmada...
que o tempo anda louco!
Beijos.

rendadebilros disse...

Se tiveres um tempinho ( que sei que escasseia ) e paciência, deixei-te um desafio no meu blogue...
Beijos.