segunda-feira, maio 28, 2007

O livro da Né

V
Chegada a casa da mãe, onde ficava sempre que vinha de férias, Leonor entrou pé ante pé, como uma adolescente, de memórias longínquas, das noites de borga sem que os pais dessem conta.
Hoje, era uma mulher feita! Detestava que a lembrassem disso, mas que era uma mulher feita, era! Feita de experiências fantásticas vividas pelo mundo fora, que a foram saturando e afastando de todos.
Tinha chegado ao fim da meta e o balanço não era grandemente positivo: mãe solteira de uma adolescente, casa nova, e um mestrado que parecia nunca mais acabar.
O que lhe ía valendo eram os freelance que fazia. Sempre ajudavam nas despesas e lhe revelavam novos materiais para o mestrado.
Politica? As outras riam-se e diziam que era para o tacho, mas ela era uma mulher feita de valores. Sempre sonhara em promover grandes campanhas, com grandes nomes e grandes ideais e agora, que a meta do resto da vida tinha aparecido, porque não investir no que sempre sonhara?
Talvez um dia alguém notasse que ela era uma mulher de grandes ideais e ideias.
Deitou-se serenamente a pensar no jantar e nas conversas e descodificou as entrelinhas de todos os sorrisos e comentários.
Rita estava desfeita, mas a miúda é nova e vai recuperar. O palerma lá do Luís Miguel ainda havia de voltar como um carneirinho…"dá-me tempo", disse ele, quando sentiu que o romance era mesmo a sério. Compromissos! Nunca querem compromissos, estes tipo de agora!
A Beatriz, amiga de longa data, e o elo de ligação entre todas, continuava serena, mas com um olhar inquieto .Que seria? Não tinha dado para conversar mais proximamente, mas ela sabia que algo não estava bem.
-Amanhã ligo-lhe e vamos tomar um café e descubro tudo.
Bem, a Maria, essa continua na mesma! Louca, desvairada mas ao mesmo tempo ponderada. "Sempre optimista, aquela rapariga!",pensou Leonor já quase a dormir.
Apesar da vida alucinada e de ser uma inconstante nos desejos que tinha, era uma optimista que fazia ficar todos de bem com a vida .Leonor dizia-lhe que ela tinha uma missão grande…e as amigas eram essa missão.
Foi adormecendo com o olhar de Maria, que era o sorriso que a embalava pela noite dentro.

2 comentários:

rendadebilros disse...

Um dia destes publicas um livro!!!
Beijinhos.

rendadebilros disse...

Que passem um bom dia essas crianças dessa casa...incuindo a mais velha!!! ehhehhe
beijos.