segunda-feira, setembro 17, 2007

Começou o ano escolar

Hoje o dia começou bem cedo!Primeiro dia de aulas a sério, já sem a tradicional recepção aos alunos.Está tudo pronto!
A Leonor acordou engraçada e desejosa de ir para a escola nova. A escola do ano passado fechou pois não tinha condições físicas para os meninos, por isso este ano foi para a nº3...é uma escola com muitos meninos e ela espera vir a gostar!Gostei do comentário dela:"Mãe, gostava mais da escola nº1, era pequenina, assim como a nossa casa!"
Percebi a angustia, a nº1 era bem mais familiar, todos se conheciam, e agora são tantos meninos...mas foi contente e orgulhosa da mochila nova.Até foi baratinha!!!
Olhei para ela ao passar pelo portão e derreti-me!Como ela está grande e bonita!E tão meiguinha ao despedir-se de mim...pensar que ainda ontem à noite me apetecia trincá-la depois das birras todas que fez e das ciumeiras da prima por ser pequenina e de eu andar com ela ao colinho...que rapariga!
Agora é hora de acordar o João.Só tem aulas à uma e meia, mas tem de se habituar a levantar cedo para estudar...com o avô!Sim, que a "sala de estudo" é com o avô,é com ele que o João estuda e faz os trabalhos de casa, e revê as matérias e estuda violoncelo.O avô é tudo para ele, e...apesar das netas o adorarem, o João é mesmo tudo para este avô...meu pai!
O João está a começar a adolescência, e está a ser um processo bastante doloroso...chora, amua, refila...e sente-se triste e infeliz!Foi o que me disse, por entre choro sentido.Fiquei de rastos!Eu que tudo faço, que tudo tento fazer para ele ser feliz e se sentir bem.Mas ele chora tanto e sufoca.E eu percebi que não posso fazer mais nada do que estar ali, presente e com carinho, abraçar e ouvir o que ele me tem para dizer.
O dia começou bem cedo...está cinzento lá fora, mas eu continuo às cores para lhes dar as minhas mãos e o meu coração...e estar aqui para eles.
Bom ano para vocês, meus amores...

4 comentários:

Luís Alexandre disse...

O que pensamos ser nada... às vezes é tudo!!!

Rui Guerra disse...

essas idades, ui!!!

maria josé rola disse...

que linda mãe...

rendadebilros disse...

Que meninos crescidos... e que mãe tão doce! Bom ano para todos...
beijos.